Cimento polido y microcimento,
diferenças

Diferenças entre o cimento polido e o microcimento

É frequente confundir-se o cimento polido e o Microcimento. N o entanto, quer em resultados obtidos quer nas suas aplicações, têm pouco a ver um com o outro. O primeiro mencionado é antes de tudo, um material de adesão.
O segundo, é um material de decoração com todas as suas propriedades que lhe dão uma grande flexibilidade no seu uso.

O cimento

O cimento é um aglomerante que reage à água. Tem um aspecto uniforme e endurece ao secar. Este é o cimento que conhecemos de sempre, e que continua a considerar-se um material de construção.

O cimento polido dá um efeito de acabamento deste mesmo cimento que se trabalha com um polidor durante o endurecimento que necessita de juntas. Realiza-se com um cimento tradicional, razão pela qual acaba por criar gretas, com o tempo. No final consegue-se um efeito de juntas não desejado.

O cimento polido devido ao seu peso, requer que se aligeirem ao máximo os pavimentos enquanto se aplica num piso. Cimento alisado: requisitos prévios à sua aplicação.

O cimento polido

Espessura: recomendam-se 7 centãmetros como mínimo(120kg/m2).
Malha electrosoldada: é obrigatório usá-lo para dar-lhe estrutura e um mínimo de resistãncia ao trãnsito, ãs mudanãas térmicas e ãs gretas.
As resinas: melhoram a elasticidade do cimento, reduzindo o aparecimento de gretas.
As juntas: horríveis, mas necessárias para reduzir o risco de fissuras provocadas pelo uso de água no processo. (ao secar-se o cimento estica causando gretas). Separar as juntas como máximo 5 metros. Isto permite reduzir, mas não eliminar, o risco de fissura no pavimento.

Processo de aplicação do cemento polido

Uma vez preparadas as superfícies, coloca-se o malha sol e deita-se o betão. Com o betão recentemente colocado, nivelam-se as superfícies com uma régua. Esta tem de ser a mais larga possível, segundo o espaão e. A destreza do operário.

Este é o momento para que todas as bolhas de ar desapareãam. Comeãa o endurecimento e agora a experiãncia do pedreiro é importantíssima. Ele tem de avaliar quando é que o chão está suficientemente forte para suportar o seu peso e o trabalho da alisadora mecãnica, para comeãar a compactar e a polir o betão e os aditivos.

Este processo deve realizar-se enquanto haja suficiente humidade para que se possam espalhar os pós de cimento e os corantes, de forma a aderirem eficazmente.

O microcimento

Para obter o microcimento decorativo, rompe-se a molécula de cimento tradicional para criar moléculas mais pequenas. Conseguem-se uma porosidade e resistãncia incomparáveis com o cimento e os demais derivados do cimento. O microcimento não cria gretas e não necessita de juntas. Apresenta um desenho contínuo, sem cortes, limitado somente pelo tamanho das peãas onde se deseja aplicá-lo.

Ao ter uma espessura mínima e uma máxima aderãncia, pode colocar-se em qualquer superfície sem necessidade de remoção de entulhos.